1 Coríntios 13


Sabe, eu estava refletindo há alguns dias sobre o que é amar de verdade. Qual é o verdadeiro sentido de amar alguém, o que se faz quando se ama alguém e todos os etc’s possíveis.

A gente olha ao nosso redor e tudo que vemos é destruição, morte e justiça feita com as próprias mãos. E ainda nos custa acreditar que o amor existe, que o amor está espalhado no mundo, que o amor vai entrar nas nossas vidas como nos contos de fadas e seremos felizes para sempre.
Então vemos aqueles casais andando na rua, de mãos dadas e rindo enquanto conversam; ou vemos os apaixonados dizendo as famosas juras de amor um para o outro. Ainda acreditamos no amor após ver cenas como essa, ainda acreditamos que ele vai chegar na nossa vida. Mas na semana seguinte, a menina que ria das piadas do namorado chora desconsolada porque ele a traia sem ela saber e os amigos riem da sua pequena desgraça, o namorado que dizia juras de amor descobre que a namorada não é a pessoa que se mostrou no início e desmancha o relacionamento.
Imagem relacionada
Como é que acreditamos no amor dessa forma? Como acreditamos em um amor que na semana seguinte não existe mais? Como é possível acreditar nesse sonho de mentira que só serve para se aproveitar das migalhas dos corações partidos das pessoas?

Isso não é amar! Amor não é isso! Nós, seres humanos, não sabemos o que é amar, algo que antigamente era algo tão bonito e sincero; hoje está tão errado e abstrato que não sabemos diferenciar amor de paixão.

Andamos a procura de alguém que “complete” o nosso coração e que nos faça feliz eternamente, sendo que não existe alguém assim! Não existe um príncipe encantado que vai nos salvar de um castelo, ou que vai nos acordar do sono profundo.
Estamos procurando amor no lugar errado, estamos procurando o alguém errado. O Amor desceu aqui e se fez nosso, o Amor veio aqui e nos ensinou o que é gostar de alguém. O Amor mostrou a essência da sua bondade no maior gesto do mundo. E mesmo assim insistimos em procurar amor em um cara que não olha o nosso interior, mesmo assim queremos amar uma garota que seja alta e magra com um corpo bonito para ser o nosso “troféu.”

Isso é amar? É para isso que o Ele desceu aqui e se fez nosso? Vou te dizer sinceramente o que é amar de verdade.

Quando você ama alguém de verdade, você suporta a dor que aquela pessoa está passando. Você aguenta a barra pesada por ela, para estar do lado dela. Quando você ama alguém de verdade você não aponta o dedo na cara da pessoa só porque ela errou, você a ajuda a melhorar com carinho.
Quando você ama alguém, você não quer aquilo que ela tem, você não acha que aquela pessoa é só um corpo bonito com curvas, você não a trata como um troféu porque você a conquistou!
Você não força a pessoa a fazer algo que ela não queira, você não procura tudo para si, você não suspeita que ela seja infiel e você não se irrita com ela com facilidade. Mas sim, é paciente e bondoso, escuta antes de falar e procura agradar aquela pessoa para fazê-la tão feliz quanto você é só por estar do lado dela.

Mas o mais importante, quando você ama alguém de verdade, você sofre tudo que for necessário para poder tê-la nos braços sem se rebelar contra seus pais ou contra alguém mais experiente, você acredita que ela também vai esperar por você assim como você espera por ela e você suporta qualquer gozação para poder um dia apresenta-la como sua companheira ou como seu companheiro.

Amar é algo mais do que apenas desejar o beijo, o abraço e o carinho daquela pessoa. Amar é querer cuidar daquele ser humano mesmo quando se está esgotado, é querer abraçar para acalmar as lágrimas, é se preocupar com o horário que ela vai dormir, é se preocupar se ela está se alimentando direito. Amar é dizer “Me avisa quando chegar.”, “Se cuida.”, “Não faz bobagem.”.

Garota, você só vai saber que um cara te ama de verdade, pelo que você é, quando ele te olhar e não disser que seus olhos são da cor do céu ou que seus cabelos caem bem com o seu corpo. Ele pode até dizer isso, mas ele vai achar a sua alma muito mais bonita do que a sua carne, ele vai se apaixonar pela sua vontade de mostrar quão bonito o mundo é, ele vai se apaixonar pelo seu jeito de rir ou pelo modo que você conversa. Ele vai te amar porque sua alma é exuberante.

Garoto, você só vai saber que uma menina te ama de verdade, pelo que você realmente é, quando ela te olhar e não pensar se você tem um físico como o do Chris Evans ou igual ao do Jason Mamoa, quando ela não se importar se você está com roupa social ou de calça moletom e camiseta larga. Ela vai gostar de você porque você tem um sorriso bobo, ela vai se apaixonar pelo jeito que você fica quando ela faz cosquinha em você. Ela vai se apaixonar pelas suas piadas idiotas e pela animação que você tem. Ela vai se apaixonar por você porque você mostra que quer algo mais do que simplesmente “ficar” com ela e depois descarta-la. Ela vai se apaixonar porque você a respeita e porque você é simplesmente maravilhoso. Essa menina vai te amar porque a sua alma é linda!

O Amor não desceu aqui à toa gente! Pelo amor! Abram os seus olhos e se toquem de que amar hoje em dia com os padrões que o mundo da é muito chato, é muito raso, sem compromisso. Mas que amar sob o que Ele quer é muito melhor, é muito mais saudável e muito mais pacífico.
Amar de acordo com o que o próprio Amor ensinou é amar sem ter ansiedade, sem ter raiva, sem se precipitar, sem se colocar em primeiro lugar. Entenda, nós só amamos, porque Ele nos amou primeiro.

Resultado de imagem para amorSó sabemos que quando se ama, se acolhe porque Ele nos acolheu como seus filhos enquanto estávamos na escuridão. Só sabemos que quando se ama, se é paciente porque Ele esperou todos os anos necessários para nos trazer de volta para a sua asa. Só sabemos que quando se ama, se sacrifica porque Ele se sacrificou por nós! Só sabemos que quando se ama, se preocupa porque Ele se preocupo conosco de uma forma tão extraordinária que largou a Sua glória e os seus anjos para vir aqui, nesse mundo cheio de ruas escuros e com pessoas estúpidas, porque não queria que sofrêssemos.

No fundo, nós não sabemos nada sobre amor, não sabemos nada sobre como tratar alguém bem, sobre como ser bom para essa pessoa. Mas quando olhamos os passos dEle e O seguimos, aí sim que começamos a fazer as coisas certas colocando tudo no momento dEle.
Amar é achar uma alma linda. É uma caminhada difícil, mas que tem consequências lindas quando fazemos tudo direito.


Tiffany

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." 1 Coríntios 13. 4 -7 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor do Pai

Universos que criamos.